Orientações em relação a suspensão de carro

Você em algum momento já ouviu falar em suspensão de carro, tenho convicção disso! Contudo, na ocasião em que dizemos sobre suspensão, você pensa que é simplesmente uma mola associada à roda do veículo. Não é mesmo? Negativo! Observe o porquê!
Iremos falar aqui um tanto mais a respeito dos 3 modelos de suspensões , na direção de ajudar você a fazer a melhor seleção para seu adorado veículo.
A suspensão vale a sua atenção, dado que é um dos sistemas mais fundamentais para o funcionamento adequado de um automóvel. É exatamente ela quem garante a estabilidade do automóvel e absorve os impactos do carro com o chão, assegurando um maior aconchego para o condutor e os passageiros.
É muito essencial que o motorista preste atenção no desempenho da suspensão de seu carro e a mantenha com as suas adequadas manutenções.
No Brasil, os três principais e mais usuais modelos de suspensão são o fixo, a ar e rosca. Entretanto, diversas pessoas não sabem apropriadamente como operam estes três tipos de suspensão, as essenciais características e particularidades.

Suspensão a ar

suspensao-ar A suspensão a ar está cada vez mais habitual e dentro do imaginário daqueles que ambicionam rebaixar o seu veículo, contudo quem acredita que ela é uma invenção nova, está totalmente equivocado!
Ela existe desde os anos 1940, período em que se buscava uma solução para aprimorar a estabilidade dos carros de corrida nos Estados Unidos.
A primeira suspensão a ar confiável que poderia possuir uma utilização prática foi criada pela Firestone principalmente para o último protótipo Stout Scarab Experimental, revelado em 1946, que inclusive foi o primeiro automóvel com lataria de fibra de vidro no planeta.
O princípio era idêntico aos dos mecanismos modernos: quatro bolsas de ar substituíam as molas convencionais, e tinham sua pressão regulada por 4 pequeninos compressores unidos a cada uma das bolsas.
Basicamente, a suspensão a ar é o utilização de bolsas de material elastômero, usualmente borracha sintética trefilada ou poliuretano, colocadas em agrupamento ou trocando a suspensão mecânica natural de um automóvel. São apresentadas em vários formatos, tamanhos e capacidades de carga.
Estas bolsas de ar podem ser infladas mudando o conjunto original com o intuito de compensar uma carga extra nivelando o carro.
No lugar das molas são colocadas estas bolsas de ar que farão a regulagem de altura do automóvel. Ao conter o ar, o automóvel levanta e no momento em que o conjunto é ligado outra vez, o ar é despejado do interior das bolsas para fora, fazendo desta forma com que o veículo se rebaixe totalmente.
Porém, existe a imprescindibilidade de um dispositivo o qual controle a altura de rodagem. Esse dispositivo chama-se válvula niveladora, que de preferência deve ser eletrônica, visto que o condutor dificilmente pode executar esta regulagem.

PROS

  • Ajuste de altura e manuseio em tempo real. Lombadas se tornam obsoletas!
  • Conservação de componentes baixos e caros e prevenção de avarias ao chassi.
  • Molas de ar progressivas, muito semelhantes às suas molas helicoidais.
  • Níveis ajustáveis das molas.
  • Altamente versátil.
  • Não tem outro modo de adquirir uma altura rebaixada e permanecer funcional.
  • Adaptação instantânea a aumento e alteração de peso.
  • Diminua a altura do carro sem sacrificar a qualidade da direção.
  • Chamar atenção em qualquer lugar que estacionar!

CONTRAS

  • É mais oneroso do que suspensões de molas helicoidais.
  • O processo de instalação é mais difícil.
  • O processo de instalação é mais caro.
  • Mais componentes são necessários.
  • Em determinados casos são necessárias variações permanentes de chassi.
  • Já citamos que é muito caro?

Curiosidades com relação às suspensões a ar

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  1. Posso acionar a suspensão com o automóvel se movimentando?
    Afirmativo, você é capaz de estar acionando a suspensão a ar com o automóvel em movimento, sem problemas.
  2. Qual o benefício de utilizar suspensão a ar?
    Se decidir por usar um sistema de suspensão a ar no seu automóvel possuirá várias vantagens como: não ter que se preocupar mais com lombadas, quebra molas e outros obstáculos, dado que vai poder subir e descer o sistema de suspensão sempre que for necessário.
  3. Como é recarregado o ar que a suspensão usa?
    O jeito mais favorável e efetivo de se carregar o ar utilizado no sistema de suspensão é usando um compressor, que, de modo geral, já acompanha o kit de suspensão a ar.
  4. Posso usar compressor de pneus na minha suspensão a ar?
    Muitas pessoas procuram usar compressor de pneu na suspensão, e isso, além de gerar sérios riscos à segurança do automóvel, ainda compromete a finalidade da sua suspensão. Os compressores para pneus não têm a mesma pressão que os compressores específicos para suspensão a ar.
  5. Quais carros são capazes de receber suspensão a ar?
    A suspensão a ar é capaz de ser utilizada em praticamente todos os tipos de veículos.
  6. As bolsas correm perigo de estourarem?
    Se o kit de suspensão a ar que você estiver usando for de boa qualidade, não. Mas geralmente é interessante levar o veículo para uma inspeção de rotina, assim você se certifica de que está tudo ok com seu carro. Em geral, um kit de suspensão a ar pode durar muito tempo caso sejam efetuadas as devidas manutenções.

Suspensão a Rosca

Seu funcionamento acontece mediante um dispositivo formado de um tubo roscado e flange, que juntos são ligados aos amortecedores ou diretamente no eixo de trás do veículo, propiciando que seja feita a regulação de altura apenas com o rosqueamento manual do conjunto.
A suspensão a rosca fornece maior movimentação, e pode ser maravilhosa para quem deseja encarar vários tipos de regiões, dado que ela pode ser controlada manualmente.
Para quem quer tunar o carro é vantagem instalar este kit, além de ser mais barato que a suspensão a ar, este kit confirma inteira proteção e estabilidade ao automóvel.

PRÓS

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  • Mais garantida que a suspensão a ar.
  • Despesa muito baixa.
  • Segurança ( visto que você não possui o risco de estourar uma bolsa em uma curva)
  • Custo/Benefício
  • Agilidade de modificação na altura: Em cinco minutos você reduz ou sobe as quatro rodas
  • Durabilidade: Ferro tem maior durabilidade do que borracha

Contras

  • Aconselhamos adquirir novos amortecedores constantemente do vendedor da suspensão, ou encontrar em qual lugar ele compra e obter do mesmo padrão, para não mudar a compressão dos amortecedores.
  • Toda vez que mexer na altura você vai perder o alinhamento.

Suspensão Fixa

Esse padrão de suspensão é constituído por um grupo com quatro amortecedores e quatro molas preparadas. Com esse tipo, o veículo pode ser rebaixado a uma altura correta adequada para o veículo, possibilitando maior conforto e segurança.
É bastante utilizada por quem tem um automóvel de alta performance, com motores prontos para alcançar enormes velocidades, dado que costumam precisar de mais estabilidade e, por essa razão, o adequado exemplar é a suspensão fixa, que pode ser fixada na altura adequada para o padrão e o perfil de chão que seu automóvel vai enfrentar.

Como é feito a transformação afinal?

modificacao-suspensao-fixa Existem duas formas de executar projetos de suspensão fixa:
Cortando, Aquecendo ou Retendo as Molas com Presilhas: Além de ilegal ( uma vez que não autorizam a normalização junto ao DETRAN), esta ação é demasiadamente arriscada, uma vez que alteram a armação das molas originais e elevam o risco de acidentes por rompimento;
Utilizando Molas Esportivas : Feitas particularmente para o layout do automóvel por produtores de molas e amortecedores, equipa o agrupamento de suspensão atendendo as leis de trânsito, isto é, além de eficiente também evita multas e apreensão do veículo, visto que são capazes de ser facilmente regularizados.

Suspensão reforçada

É um grupo de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos carros off-road é comum encontrar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um modelo de suspensão -, que são mais vigorosas e reforçadas para aguentar intensos impactos,fortes pancadas.

Diferença Entre Suspensão Preparada E Molas Aparadas

Ao dizer que temos um veículo com suspensão preparada, estamos falando que o veículo é, no entanto, rebaixado.
Para os amantes de veículos baixos, o meio mais confiável e mais correto para alterar seu veículo é optando por suspensões, isto é, o veículo irá trabalhar com sua altura modificada, porém o conforto e a segurança continuam!
Diversas pessoas preferem por rebaixar seu carro cortando as molas da suspensão. Esse decididamente não é o modo correto, pois quando você corta as molas, o automóvel trabalha com a altura do amortecedor diminuída fazendo desse jeito com que aquele amortecedor não absorva impacto e sim a mola, o transformando naquele conhecido carro “Pula-Pula”.
No momento em que você conduz com a suspensão preparada, o conjunto mola e amortecedor já vem no tamanho correto com o intuito de se adquirir o amortecimento, fazendo com que a suspensão opere com mais conforto, absorvendo, de um modo mais aprazível, os impactos obtidos pelo sistema de suspensão.
Por esse motivo, na ocasião em que optar por rebaixar seu automóvel, pense em primeiro lugar fazer um serviço que garanta sua segurança e seu bem-estar e que não venha trazer consequentes complicações para seu veículo.

A suspensão é similar para todos os veículos?

suspensao-veiculos-igual Cada modelo de automóvel tem um tipo de suspensão e, ao todo, podemos achar 3 padrões: independente, semi-independente e completamente dependente.

  • No modelo independente, cada roda conserva os impactos das irregularidades do solo sem deslocar para outra do mesmo eixo;
  • No semi-independente, uma parcela dos choques é movido para a outra roda;
  • No modelo dependente, os movimentos de uma roda são encontrados nas outras rodas do eixo.

Dependendo do tipo do carro, há a possibilidade de haver 2 tipos de suspensão: uma posterior e a outra dianteira.

Conheça o conjunto de suspensão

Molas e amortecedores

Juntos, mola e amortecedores constituem a fundamental ação de amortecimento quanto à oscilação do chão. Devido a sua flexibilidade, a mola é o elemento mais eficiente a fim de filtrar as incorreções do chão. Já o amortecedor opera em conjunto com a mola para aliviar as irregularidades da pista.
Por atuarem em conjunto, no geral ambos necessitam ser inspecionados na ocasião em que o veículo chega aos 20.000 Km rodados e trocados aos 40.000 km rodados, ou conforme a recomendação de cada fornecedor.
Em determinados casos, o veículo tem a capacidade de chegar a rodar até 50 mil quilômetros sem a necessidade da troca e com funcionamento em perfeito estado. Contudo, com a má condição de boa parte das ruas do Brasil, quase sempre cheias de buracos, e estradas de terra ou de trechos ruins, é importante que o motorista preste atenção.
Há a possibilidade de descobrir problema nos amortecedores caso o automóvel manifeste oscilação na carroceria em linha reta e com barulhos oriundos da suspensão. Já nos amortecedores, os defeitos conseguem acontecer antes mesmo que eles iniciem a afetar o equilíbrio do veículo ou gerar barulho.
Por este motivo, toda vez que for fazer um alinhamento ou balanceamento, peça ao profissional para ele dar uma olhada se não existe vazamento ou se as hastes estão sem impurezas.

Braço oscilante

braco-ocilante O braço oscilante similarmente é um dos segmentos da suspensão de carro e tem como propósito servir de suporte para a coluna de suspensão, que é articulável.
Caso o motorista sinta certa divergência ao pegar a direção, seguida de um ruído na suspensão, é capaz de ser que as buchas do braço oscilante estejam gastas ou com defeito, sendo necessário trocá-las.

Pivô de suspensão

O pivô de suspensão atua para o exato funcionamento do braço oscilante. Isso pois, sua finalidade é a de auxiliar a coluna de suspensão em seu deslocamento, proporcionando o ângulo de oscilação do braço. Caso estejam gastos, causarão barulhos que podem prestar de alerta ao condutor.

Barra estabilizadora

Esse componente é encarregado na estabilidade do automóvel em altas velocidades, em retas e curvas. Além disso, a barra estabilizadora origina a conexão entre as colunas de suspensão e é presa à carroceria por buchas de ligação, e às colunas por meio de bieletas.
Estas são peças que impedem que o veículo se firme nas rodas ao fazer uma curva, ajudando a controlar a estabilidade da lataria e, por conseguinte, impedindo fatalidades. Assim como os outros itens, a ausência de equilíbrio e ruídos são capazes de sugerir um sinal de mau desempenho da barra estabilizadora.

Kits de suspensão – valor e conteúdo

Kit de suspensão comum

kit-suspensao-comum O kit, que normalmente é composto por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa, pode alternar o custo de acordo com fabricante e distribuidora.
De modo geral, o kit sai em uma faixa de seiscentos reais, mas pode chegar a valer R$1000 conforme a distribuidora.

Kit de suspensão a rosca

O kit de suspensão a rosca traz os itens: dois ou quatro AMORTECEDORES PREPARADOS (REMANUFATURADO), 4 MOLAS ESPECIAIS, 4 CONJUNTO DE REGULAGEM (ROSCADA/USINAGEM CNC), 1 PAR TELESCOPIO – (ENCURTADOS COM CUBOS E ROLAMENTO).
O preço do kit pode oscilar entre seiscentos e mil reais, alternando de fábrica para fábrica e ainda do tipo do carro.

Kit de suspensão a ar

A suspensão ar contém principalmente os consecutivos aparelhos: compressor, cilindro, relógios, bolsas.
Hoje em dia o custo de um kit de suspensão a ar ainda é bem caro, no entanto muito gratificante. Um kit integral varia de R$2500 a R$3500 Reais. Já um kit mais simples menos o compressor custa de R$1500 a R$2500. O diferencial é que sem o compressor o cilindro não infla sozinho, e dessa forma o condutor tem que completá-lo com ar.

Quais são os contras da suspensão modificada?

Caso você planeje alterar a suspensão do seu carro, fique alerta às incumbências que você necessita ter antes e ao longo da condução do automóvel.

Modificação nas molas

Antes de fazer qualquer modificação nas molas é imprescindível compreender que os fabricantes usam softwares para o seu dimensionamento, dado que o cálculo envolve um grande número de condições tal como quantia de vínculos, diâmetro, comprimento, carga, grau de declive dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, e outros.
Além dessas condições, os engenheiros avaliam a geometria da suspensão a fim de identificar as demandas a que esta mola estará subordinada e, por último, são sugeridos os tratamentos térmicos que vão ser aplicados ao longo do processo construtivo.
Por essa razão, técnicos em suspensões não recomendam qualquer retrabalho (como é nomeada a alteração) nas molas com o intuito de reduzir seu tamanho, seja o corte de determinados elos, grampos ou mesmo aquecimento. Este último estabelece um alívio de tensões no material e encurta a distância entre os elos, minimizando o comprimento inteiro da mola.
Em um primeiro momento, esses retrabalhos são capazes de suprir às expectativas dos consumidores, porém, no médio prazo, falhas surgem: amortecedores estourados, trincas na longarina, trincas no túnel e batentes dos amortecedores danificados poderão ser os primeiros danos.
Caso tenha vontade de modificar as molas, mais apropriados são os kits de molas esportivas, próprias para cada modelo de veículo. Além de dimensionadas pelo fabricante, elas garantem a diminuição da altura com certo aconchego e, particularmente, fornecem uma aliviada aos demais itens da suspensão de carro.

Deve-se evitar altas velocidades

alta-velocidade Todos entendemos que os veículos originais de indústria são condicionados em diversos testes de durabilidade e rendimento. Aparelhos particularmente fabricados para este intuito detectam possíveis erros de projeto e instituem os limites de fadiga de materiais e, ainda assim, e com toda esta estrutura, os defeitos despontam.
A conjuntura fica mais delicada no momento em que o projeto original é alterado, por este pretexto é primordial não usar altas velocidades. O estouro de um amortecedor ou rompimento de uma mola pode colocá-lo em uma ocasião complicada caso você esteja além de 100 km/h.
Existe uma consciência bastante grande entre quem gosta de fazer alterações. A maior parte compreende que possui veículos especiais e que esse fato merece atenção duplicada em comparação aos cuidados com manutenção preventiva. Dessa forma, acabam sendo mais caprichosos do que muitas pessoas que conservam seus veículos originais.
Eles sabem que, no menor vestígio de oscilação ou barulho, deve-se parar o automóvel e exercer um exame detalhado das partes envolvidas na personalização.

Vai alterar, tem que regularizar!

Não basta mostrar vontade, cuidar do carro e conhecer a lei. Alterar o automóvel envolve uma série de questões burocráticas. Veja a seguir o passo a passo:

  1. Verifique se a mudança que procura implementar no automóvel é autorizada (resoluções 291 e 292 de 29/08/2008 do Contran)
  2. Exija ao delegado do Detran autorização preliminar para mudança das características originais do carro
  3. De posse dessa permissão preliminar mais a nota fiscal dos serviços feitos no veículo, busque um posto de inspeção permitido pelo Inmetro com o intuito de fazer a verificação da atual suspensão
  4. Se seu carro for autorizado, você vai receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV) despachado pelo Inmetro
  5. Para acabar, é necessário conduzir o CVS ao Detran para registrar as variações e modificar o documento do carro, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), abrangendo na parte de observações do documento a altura da nova suspensão, medida do solo ao farol do automóvel.

Compreenda que, mesmo portando a documentação ratificada, a grande parcela das empresas de seguro não cobre os sinistros de carros rebaixados. Mais um pretexto para “pegar leve”.
Pretende fazer outras mudanças no automóvel? Vale a pena dar uma olhada nas resoluções de número 291 e 292 de 29/08/2008 as quais tratam especificadamente das variações.

O QUE AFIRMA A LEI a respeito da suspensão de carro?

lei-suspensao-carro Alterada no período de 2014, a resolução 479/2014 muda o artigo 6º da resolução 292/2008, a qual reprovava o uso de suspensões com regulagem de altura, bastante por causa dos caminhoneiros os quais baixavam as suspensões dianteiras do caminhão para ficarem com o aspecto denominado de “verdureiros”.
Com a nova resolução, o que ficou registrado foi que para os automóveis que possuírem modificação na suspensão, deve existir aviso no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) inteirando a atual estatura do automóvel, mensurada do chão ao ponto do farol baixo (original) do automóvel.
Ainda consistem as exceções de que:

  • Os automóveis devem ter peso bruto total de até 3.500kg;
  • A altura mínima de rodagem (medida do solo até o ponto mais baixo do chassi) necessita de ser de dez centímetros;
  • O conjunto de rodas e pneus não pode encostar em nenhuma fração da lataria durante o esterçamento.

Mesmo com a mudança do artigo 6º da lei, o artigo 8º da mesma lei não foi modificado e proíbe:

  • Utilização de rodas ou pneus os quais excedam os limites externos dos para-lamas do automóvel;
  • Acréscimo ou diminuição do diâmetro externo do grupo pneu/roda;
  • Mudança das características originais das molas do veículo, inclusão, exceção ou modificação de equipamentos da suspensão.

MOLAS ESPORTIVAS: Uma alternativa

Como tratado anteriormente nesse artigo, embora seja uma prática habitual, rebaixar o automóvel requer uma sucessão de precauções para efetuar a mudança obedecendo a legislação e preservar a segurança.
Levando em consideração as vantagens e perdas de cada uma das chances de uso, as molas esportivas são as mais aconselhadas, visto que têm o menor valor entre as opções que são capazes de ser legalizadas e possuem fabricação com as propriedades distintas ao tipo do automóvel, o que garante segurança para você e seu automóvel.

Suspensões de carro a ar Castor

A Castor é uma autoridade no que se refere a suspensões. A empresa fornece vários modelos de kits de acordo com a necessidade de instalação do seu automóvel.
Entre seus itens de suspensão a ar, podemos achar:

  • Amortecedores, Bloco/Válvulas Solenóides
  • Bolsas de Ar
  • Compressores
  • Controladores
  • Filtro de Ar
  • Grife e Utensílios
  • Mangueira/Conexões
  • Manômetros
  • Borda de Eixo
  • Proteção Elétrica
  • Reservatorio de Ar
  • Base de Cilindro
  • Licença e Atualizações

Você é capaz de adentrar em contato com a Castor no endereço, mediante telefone e whatsapp e/ou pelo site da loja.

Orientações em relação a suspensão de carro
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