Viajar de graça nunca foi tão simples! Saiba tudo imediatamente

Viajar de graça pelo nosso território nunca foi uma das suas metas de vida? E para fora do país? Nunca passou pela sua mente visitar outros estados ou mesmo outros países sem gastar um tostão? E recebendo para isso? Porém, acredite! Viajar de graça é possível. Para ser capaz de vagar por aí sem colocar a mão no bolso, você vai precisar planejar demais e conhecer algumas orientações fundamentais. Para te auxiliar nessa tarefa, organizamos este Guia definitivo que irá apresentar tudo o que necessita saber para viajar de graça no Brasil e no exterior.
Quase ninguém sabe, mas se pode viajar de graça pelo Brasil em aviões da FAB. Voar pela FAB não é exclusividade de militares e presidentes: uma caroninha é direito de todo brasileiro. Entretanto, para fazer a utilização, é preciso seguir determinadas regras.

Escolha o destino

destino-de-viagem Civis não devem embarcar em aeronaves que carregam elementos bélicos ou carga secreta. Por esse motivo são colocados para viajar de graça nos voos de tropas, correios ou serviços (resgates, patrulhamento, treinos). São 16 destinos, unicamente nacionais.
Não dá para escolher dia e horário: é necessário esperar. Para viajar de graça não se pode escolher exageradamente. Preencha a ficha de interesse. Em cada região do nosso país existem no mínimo 3 postos no interior de bases aéreas. Leve cópia da identidade, comprovante de endereço e aguarde até 10 dias pelo retorno.
A viagem é capaz de ser em qualquer momento. Os vôos não são reservados. Se surgir algum com vaga, a FAB entra em contato, na mesma hora ou na véspera, comunicando a hora de embarque. Só não vá demasiadamente informal: não é permitido empregar short e chinelas nas bases.
Algumas bases estão localizadas em aeroportos civis e, por isto, têm mais infraestrutura. É o caso de bases em São Paulo (Cumbica), Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília (JK). Nessas, dá para deixar o veículo ao passo que viaja.

Economize muito

Se você deseja mesmo viajar de graça, faça uma mala com no máximo 15 kg, e não porte acima de cinco quilos de bagagem de mão. Se a relação dos passageiros for modificada antes da decolagem e restarem poucas vagas, embarca quem tem menos carga. A Força Aérea Brasileira opera trinta modelos, de pequenos turboélices a cargueiros enormes, passando pela aeronave extra da Presidência da República.

De que modo viajar de graça utilizando milhas

Quer conhecer como viajar de graça, no mínimo, uma vez anualmente? Você já parou para refletir quantos pontos e milhas você acumula ou poderia juntar em 12 meses? Diversas pessoas não ficam atentas ao fato de que pontos e milhas são uma espécie de moeda virtual. Moeda essa que pode ser trocada por vários tipos de itens e serviços, abrangendo passagens aéreas e estadia.
Olhe as sugestões que são capazes de auxiliar você a juntar até vinte mil pontos em doze meses. Você juntará pontos de maneira inteligente e sem alterar as suas maneiras de consumo. Você não precisa gastar além para conseguir juntar pontos.

Estabeleça um objetivo de viagem

O primeiro ponto que você necessita ter em mente para viajar de graça é o objetivo estabelecido. Depois de traçar um propósito, você precisa conhecer como irá juntar pontos o bastante para obter itens ou serviços. A partir daí seu sonho de viajar de graça irá começar a se tornar realidade.

Junte os seus gastos em planos de fidelidade parceiros

Para viajar de graça, você necessita juntar pontos numa conta e transferi-los para outra. Se você se perder e começar a acumular pontos em programas que não possuem parceria entre si, acabará com muitos pontos espalhados. Dessa maneira, nunca conseguirá juntá-los em apenas uma conta. Quando você junta pontos em apenas uma conta, você consegue resgatar passagens para viajar de graça.

Acumule pontos em diferentes programas de fidelidade

Você pode acumular pontos em postos de combustível, cartões de crédito, empresas aéreas e empresas parceiras a empresas aéreas.
Registre-se num programa de fidelidade de postos de gasolina. Com o KM de Vantagens, dos postos Ipiranga, e o Premmia, da Petrobras, você é capaz de acumular pontos toda vez que abastecer seu veículo ou fazer compras nas lojas de conveniência.
Vamos supor que você gaste, em média, cem reais por semana, seja no posto de combustível ou nos estabelecimentos de conveniência. Com esse gasto você conseguiria juntar de cinco a dez mil pontos na empresa aérea no decurso de 12 meses. Essa pontuação viria só com abastecimento.

Concentre suas compras nos cartões de crédito

Inicialmente, apure se você já se acha registrado no programa de fidelidade do seu cartão de crédito. Se não estiver, faça o seu registro. Efetue, portanto, um cálculo, uma estimativa de quanto você gasta no cartão de débito e no cartão de crédito. O intuito é que você concentre a maior parte das suas compras, das pequenas até as grandes, no cartão de crédito. Vale lembrar que não é necessário gastar a mais com o objetivo de adquirir pontos. É fundamental que você tenha um controle das suas compras, para não acumular dívidas. Nunca gaste mais do que pode pagar.

É importante também conhecer qual é o nível de acúmulo de pontos em seu cartão. Isto é, quantos pontos você junta para todo real ou dólar gasto. Dessa maneira, você é capaz de fazer uma aproximação dos pontos que vai conseguir juntar em média mensalmente.

Outra regra que você tem que observar é se existe alguma taxa para transferência de pontos do seu cartão de crédito para a companhia aérea. Observe também se é possível adquirir passagens, produtos e serviços diretamente no site do cartão. Quanto mais pontos juntar, mais simples trocar passagens para viajar de graça.

Aproveite as chances de adquirir pontos em dobro

Vamos oferecer um exemplo fácil. Sempre que você utiliza o seu cartão de crédito para pagar uma compra no posto de combustível, você junta pontos duas vezes mais. Desde que você participe do plano de fidelidade. Afinal, acumula pontos ao mesmo tempo nos programas do posto e do cartão.
Aproveite promoções de bônus em pontos em milhas nas transferências
Fique alerta às promoções de bônus em milhas que as companhias aéreas lançam durante o ano. São oportunidades de você elevar o seu saldo na hora de transferir os pontos do cartão de crédito para a empresa. Em média, estas promoções giram em torno de 30% a 40% de bônus. Entretanto há casos em que as empresas oferecem promoções de até cento e vinte por cento de bônus em milhas.

Escolha Uma ou duas empresas aéreas para concentrar seu acúmulo de milhas

Você pode juntar milhas toda vez que voar pelas companhias aéreas. No entanto busque escolher 1 ou 2 prediletas, para centralizar o seu acúmulo de pontos. Não deixe de informar o seu número fidelidade na hora de obter suas passagens. Caso você voe de 2 a 3 vezes a cada ano, você consegue acumular por volta de 2.000 a 3.000 pontos. Caso não consiga voar pela mesma companhia onde você está concentrando os seus pontos, mesmo assim diga seu número fidelidade. Afinal de contas, seus pontos possuem validade de 2 anos e pode dar tempo de você acumular pontos suficientes para outra finalidade.

Obtenha produtos e serviços em empresas parceiras e acumule mais pontos

As companhias parceiras das companhias aéreas vão de farmácias, hipermercados, postos de combustível, operadoras telefônicas até estabelecimentos virtuais. Alguns programas ainda possuem parceria com hotéis e companhias de aluguel de carros. Consulte as empresas parceiras no site da companhia aérea que escolheu.

Adotando estas dicas, você vai conseguir juntar até cerca de 20.000 pontos durante o ano. Isso proporciona que você resgate passagens aéreas dentro do território nacional e pela América Latina. E se conseguir aproveitar ofertas de passagens em milhas, você resgata passagens para viajar de graça com menos pontos. Ou seja, ainda vão sobrar pontos para adquirir outros produtos e serviços.

Se você possuía alguma dúvida se poderia participar de programas de fidelidade e juntar pontos, agora você notou que compensa. Jamais deixe de obter pontos e já comece a desfrutar das vantagens dos programas de fidelidade.

Efetue o controle de todos os seus programas de fidelidade em um lugar somente

Muitas pessoas se sentem perdidas na ocasião de acompanhar tantos planos de fidelidade. Pensando nisso, conseguimos uma solução. O aplicativo Oktoplus proporciona que você que você controle todos os seus programas de fidelidade em um lugar apenas.
Ele também emite alerta de pontos a findar, com o intuito de você não perder mais pontos. Ainda avisa acerca das promoções de bônus em transferências. Além disto, oferece um buscador de passagens aéreas por milhas e dinheiro. Isto é bom para você comparar a alternativa mais vantajosa.

Viajar de graça por nosso país por vias terrestres

Indivíduos de 15 a 29 anos, com rendimento de até dual salários-mínimos, podem se cadastrar no aplicativo “ID Jovem” e viajar gratuitamente de uma região a outra do nosso país. Além do aplicativo, também pode-se fazer o registro por meio do site. O Número de Identificação Social (NIS), com onze dígitos, é a “chave” para acessar o site e o aplicativo e emiti-la. Para usar a identidade não é preciso fazer a impressão da mesma. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da obtenção do bilhete ou ingresso, munido de documento legítimo com foto.

A reserva de passagens em ônibus interestaduais necessitará de ser efetuada, ao menos, 3 horas antes do embarque. O beneficiário deve mostrar a “ID Jovem” e a cédula de identidade no momento em que fazer a solicitação do bilhete. Vão ser reservadas 2 vagas de graça em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço tradicional de deslocamento interestadual de passageiros. Vão ser também separadas 2 vagas com abatimento de 50% , ao menos, no preço da passagem, a serem usadas após esgotadas as vagas gratuitas.

Viajar de graça e recebendo

Todo mundo deseja viajar, entretanto o dinheiro está curto. Para a alegria de muitos, tem aumentado bastante o número de ofertas em hostels baseados no chamado Work Exchange (“intercâmbio de trabalho”). Isto indica a troca de uma cama e refeições por determinadas horas a cada semana de trabalho. Dá para ter estadia grátis e economizar ao longo da sua viagem. Sites como o Worldpackers reúnem albergues com oportunidades de trabalho baseados na moeda de troca.

Pesquise bem se quer viajar de graça

A pesquisa é fundamental! Em especial se você estiver buscando trabalho e fazer uma carreira fora do país. Várias das formas de viajar de graça envolvem trabalho, então você precisa ter certeza de estar indo para um lugar seguro, acontece o mesmo com bolsas de estudos.
Por esse motivo, pesquise a empresa ou a organização que irá ser responsável pela sua manutenção. Cuide-se e aprenda como viajar de graça para fora do Brasil. Você não se arrependerá desta experiência.

Cuidados ao viajar de graça para o exterior

viagem-pelo-mundo Não é porque você está sem grana que tem de ir despreparado, e sim o oposto, você precisa de bem mais preparo para sua aventura. Saiba o telefone de embaixadas quando for viajar. Se alguma coisa acontecer com você, apenas entre em contato que, de fato, sua solicitação vai ser resolvida.
Demasiadamente importante: Efetue uma cópia do passaporte e porte sempre consigo. Mantenha o passaporte no hotel, na sua mala ou em algum outro lugar seguro. Tome conta de você mesmo e das suas coisas. Você verá que é possível entender como viajar de graça para o exterior.

Conheça como viajar de graça para fora do Brasil

Existem diversas formas de viajar de graça para fora do Brasil. Todas elas irão fazer com que você aprenda muito, seja com uma bolsa de estudo ou trabalhando como au pair. Para que você conheça muitas delas, escolhemos maneiras interessantes de como viajar de graça para fora do país.

Bolsas de estudo

Essa é uma das formas mais bacanas e, inclusive, a mais complicada e difícil de conseguir viajar.
Diversas universidades fora do país oferecem bolsas para estudantes, especialmente para os de baixa renda. Algumas inclusive dão uma ajuda a fim de que o bolsista seja capaz de se preservar por certo tempo. Contudo, você terá que pesquisar bastante e ainda dedicar-se muito aos estudos.

Uma bolsa de estudos fora do território nacional é uma grande honra e uma experiência estupenda. Entre de cabeça nos estudos e quem sabe essa não vai ser a sua forma de conhecer o planeta? Saber como viajar de graça para fora do território nacional pode te levar longe!

Au pair

O Au Pair é um programa nos EUA dado somente para candidatos do gênero feminino, ideal para quem deseja experienciar o dia a dia de uma família fora do Brasil. A participante vai ter uma experiência de imersão nos costumes e jeito de viver desta família e será remunerada pelo serviço. Aliando estudo e divertimento, a candidata acompanhará as crianças nas atividades do dia-a-dia, como se fosse uma irmã primogênita.

Este é um bom exemplo de como viajar de graça para o exterior. Inúmeras agências cobram por esse tipo de serviço e podem existir algumas exigências com relação à idade e sexo. Entretanto, é capaz de ser uma ótima escolha para quem deseja descobrir o planeta e não possui bastante grana.
Para quem ama crianças, essa é a maneira perfeita para viajar e aproveitar para conhecer locais diferentes. Seu currículo será aperfeiçoado, uma vez que muitas empresas amam esse tipo de experiência.

Trabalhe em fazendas e acampamentos e viaje sem pagar um tostão

Outra maneira de viajar de graça para fora do território nacional é trabalhando em fazendas e acampamentos. Há acampamentos nos Estados Unidos e fazendas ao redor do planeta que oferecem estadia, alimentações e uma boa aventura para contar em troca de trabalho. Emprego e viagem garantidos podem ser o que você buscava para realizar o sonho de sair do país, mesmo sem ter grana.

Viajar de graça em um cruzeiro

Os cruzeiros também são uma das formas de conseguir laborar e viajar simultaneamente. Quem viveu esta experiência garante que é para aqueles que têm coração audacioso e vale muito a pena. É ótimo saber inglês. Você provavelmente não conseguirá ser aprovado numa seleção sem o domínio dessa língua. Você também vai ter todo o treino necessário. Cruze os 7 mares e veja como viajar de graça para o exterior.

Viajar de graça sendo voluntariado

Outra boa opção e exemplo de como viajar para fora do Brasil gratuitamente é o serviço voluntário. Várias associações, instituições e órgãos do governo dão suporte para você realizar uma viagem e fazer serviço voluntário. Essa é uma oportunidade de fazer a diferença e descobrir o mundo! Além de ser uma maneira de fazer o bem ao próximo, o voluntarismo é ainda uma maneira bem mais barata de viajar.

Conheça formas de viajar de graça trabalhando em obras sociais

São milhares de pequenos agrupamentos em todo o planeta que auxiliam tartarugas marinhas, geralmente em praias onde acontecem a desova dos animaizinhos. Os valores diferem muito, podendo custar vários dólares, entretanto muitas organizações oferecem acomodamentos de baixo custo. Já pensou viajar, visitar praias paradisíacas e também fazer sua parte para ajudar um animal a sair da lista de risco de extinção?

Voluntariado de conservação – Austrália e Nova Zelândia

Consiste em projetos de baixa duração de manutenção de habitats e promoção do turismo ecológico.
Os valores diferem, sendo capazes de chegar a AUS$208 por sete dias de estadia, variando de acampamento ou chalés.
Algumas organizações disponibilizam viagens de graça de poucos dias.

Voluntariado do Sudão – África

Consiste em ensinar inglês em escolas e faculdades do país mais pobre do planeta, além de participar de outras atividades nas comunidades. Normalmente paga-se a passagem até o Sudão, porém todos os demais custos estão inclusos e determinadas organizações ainda consideram uma ajuda de custo mensal para o voluntário.

Conservação da Trilha Apalache – Estados Unidos

Trilha Apalache é uma trilha clássica de mais de 3.000 quilômetros de extensão cruzando o leste dos Estados Unidos.
Além de ser o lar de mais de 2.000 espécies, muitas em perigo de extinção. Já pensou trabalhar neste ambiente em troca de alimento e estadia em um dos locais mais graciosos dos Estados Unidos?

Voluntáriado num Kibbutz – Israel

Um kibbutz é uma forma de coletividade comunitária israelita, algo como a nossa cooperativa, entretanto mesclando um pouco da ideologia socialista e o sionismo. Este é um dos trabalhos mais perigosos em uma das regiões que mais vemos nos noticiários pelo planeta. Contudo é oportunidade única de ver e vivenciar em primeira mão tudo o que aparece na TV, e ainda fazendo nossa parte por um mundo melhor, mais humano e mais pacífico.

Viajar de graça e hospedar gratuitamente

Já imaginou que maravilhoso seria se fosse possível viajar pelo mundo sem se preocupar em pagar hospedagem por aí? Na cidade de São Paulo, por exemplo, o valor da estadia representa mais da metade dos gastos dos viajantes que visitam a cidade, consoante uma pesquisa.
O bom é que já há algumas formas de viajar sem ter a necessidade de se preocupar com os custos de hotéis: com isso, os seus gastos de viagem diminuem muito e, por conseguinte, você pode viajar muito mais!

Essas 2 opções de hospedagem alternativa prometem fazer a felicidade de qualquer viajante. Veja só:

Maneiras de fazer hospedagem de graça

Couchsurfing

quarto-de-hotel

A rede está presente com o propósito de unir viajantes por todo o globo. Para utilizar o serviço, você necessita se registrar e fazer um perfil gratuito, podendo ofertar sua residência para hospedar outras pessoas ou simplesmente se cadastrar como um “surfista de sofá”. Cada vez que conhecer um novo lugar, é possível entrar em contato com anfitriões disponíveis e conferir se algum deles topa te hospedar. O mais legal é que esta é ainda por cima uma maneira de conhecer pessoas em qualquer lugar do mundo e saber mais a rotina das cidades que você está visitando. No entanto, é importante recordar que o seu anfitrião abriu as portas da habitação para você sem ganhar nenhum real em troca em virtude disso, então é demasiadamente importante se adaptar às regras da residência e aproveitar a experiência para passar um bom tempo com os habitantes da casa.

Home Exchange

Este tipo de serviço se concentra em quem não quer gastar em hospedagem, entretanto objetiva ter toda a comodidade ofertada por um apartamento. Para ingressar na rede, você necessita possuir um imóvel, que é capaz de tanto ser a sua própria residência, quanto um imóvel adicional. O objetivo é alternar de casa com algum outro indivíduo, seja simultaneamente ou não. Antes de começar a usar o serviço, é necessário pagar uma taxa anual. A tarifa dá direito a estadias ilimitadas em cento e cinquenta países do planeta e você também adquire um segundo ano gratuito caso não conclua qualquer tipo de troca.