eletroduto-rígido
Eletroduto rígido - Leia o conteúdo completo e fique por dentro de todas as especificações da norma regulamentadora.

Eletroduto rígido – Conheça a norma! 

Bora mergulhar nessa história que tá dando o que falar? Por isso, tô aqui numa casa onde, pode acreditar, uns 90% tá entupido daquele eletroduto rígido, sabe? Aquele que mais parece uma espinha dorsal, duro e reto, escondido ali dentro das paredes.

Mas,você já reparou que lá no Sudeste e Sul a moçada prefere aqueles eletrodutos flexíveis, tipo sanfona, que a gente chama de conduíte? Pois é, cada canto desse nosso Brasil tem seu jeito, né?

Agora, fica o mistério: será que vale a pena apostar nesses tubos retos, colocar eles direto nas paredes e lajes? Então, segura essa: vou soltar o verbo e contar um segredinho, uns truques que só quem é fera na eletricidade conhece.

E então, bora nessa aventura elétrica? Vem com a gente, que o bicho vai pegar!

O que a norma diz sobre eletroduto rígido? 

Vixe, que jornada, hein? Deixa eu contar pra vocês a odisséia que foi pra entender essa parada toda dos eletrodutos!

Comecei fuçando a tal da NBR 5410, queria ver se os caras tinham alguma manha sobre isso. Então,  não é que me dei mal? 

Os caras foram meio que nas coxas, falando só de “eletroduto de seção circular embutida” na Tabela 33, nem ligando se é o tal do rígido ou o sanfonado. Então, né? Parece que tanto faz!

Depois, fui atrás da opinião da galera que faz esses tubos.  Desse modo, mandei um papo com a Amanco e eles falaram que o eletroduto rígido é top para instalação em prédios, para passar os fios e trecos todos escondidos na parede.

E a Krona, o que disse? Bom, eles também estavam na mesma onda. Disseram que o eletroduto rígido é pra ficar lá, na moita, sem dar bandeira.

Então, ó, tá tudo nos conformes! Seja duro na queda ou maleável, o importante é deixar a instalação filé, sem dor de cabeça!

Benefícios e desvantagens do eletroduto rígido

Primeira coisa: esse eletroduto rígido, ele é um brinco por dentro, lisinho. Para quem vive na labuta puxando fio, é tipo um conto de fadas, sacou? O fio desliza que é uma beleza.

Mas, ó, segura aí que nem tudo é mar de rosas! Ou seja, quem já encarou aquelas curvas de 90º sabe do que tô falando. O bicho pega nesses cantos. Como ele é liso, o fio às vezes faz um bailado e fica agarrado. Não é que nem o conduíte sanfonado, que tem aquela textura meio maluca e dá uma forcinha.

E, falando em fazer arte, você não vai acreditar na loucura que tem por aí! Tem uns malucos usando mangueira de jardim, daquelas de regar planta, pra passar fio elétrico. Pode uma coisa dessas? Barca furada, hein? Essa gambiarra não é pra brincar com fogo nem eletricidade.

E fica esperto: tem marca de eletroduto por aí que é só conversa fiada. Vendem barato, mas na real? É fria.

Agora que você tá por dentro do assunto, bora cortar o vacilo e fazer tudo nos trinques? Sendo assim, se liga, que eu vou soltar umas dicas de ouro pra quem quer arrasar na profissão. Vamos nessa?

Dicas úteis para profissionais da Elétrica

E aí, bora falar de uns truques maneiros que vão salvar a vida de quem mexe com eletroduto? Segura essa!

Ajuste na Hora do Aperto: Viu aquele vídeo que o cara precisava de um buraco maior no eletroduto? Ficou na mão, sem a ferramenta certa. E agora? Improvisou! Prendeu o tubo na madeira e usou uma serra copo de metal para alargar. E não é que o bicho ficou melhor que o original? Ainda economizou aquela corrida até a loja.

Jeitinho nas Emendas: Sabe quando tá lá no corre e precisa emendar dois conduítes sem a peça certa? A solução é aquelas luvas salvadoras. Coloca uma do tamanho que precisa, enrole com fita isolante nas pontas e depois dê mais uma enroscada na fita para ficar seguro.

Diminuir a Entrada com Estilo: E se bater aquela necessidade de fazer uma entrada menor no eletroduto e não tem a peça? Usa um adaptador, rosqueia no condulete e manda uma luva redutora para fechar o jogo.

Passando Cabo sem Stress: Pra passar os cabos de boa, sem ajuda e sem estragar nada, a dica de ouro é usar tubos flexíveis de borracha. Passa o tubo pelo conduíte, deixa um pedaço pra fora e pronto! O cabo fica protegido e dá pra fazer uma curva estilosa na parede.

Orçamento na Era Digital: E, pra fechar com chave de ouro, você ainda tá fazendo orçamento no papel? Pô, tá na hora de entrar na era digital! Recomendo o app da Engehall. Mais de 85 mil pessoas já tão usando pra fazer orçamento rapidinho, certinho e sem dor de cabeça. E o melhor, tem umas funções top como calculadora automática de preço.

E aí, preparado pra colocar essas dicas em prática e mandar bem no trampo? Se liga e parte pra ação!

Conclusão 

Chegamos no finalzinho desse papo cheio de dicas e macetes. Bora recapitular o que aprendemos?

Primeira coisa: usar eletroduto rígido em paredes e lajes é tranquilo, mas, sem sair fazendo de qualquer jeito, hein? Sempre dá uma checada nas regras, vê o que os fabricantes recomendam. E pelo amor de Deus, não invente de usar coisa que não é pra elétrica!

Fica de olho também nas marcas, escolhe aquelas que são reconhecidas pela qualidade.

Portanto, a parte boa: tenho certeza que depois desse nosso papo, a vida de eletricista vai ficar mais leve. Sendo assim, tomara que tenha curtido as dicas!

E não é só isso, não!

Para continuar se ligando em mais macetes e dicas, seja para casa ou pro trabalho, fique de olho nos nossos papos. Assim, você vai dar um upgrade nos seus skills. Valeu, pessoal! Um abração e até o próximo encontro!